quinta-feira, 17 de março de 2011

Estabilidade. Dá pra crescer assim?

Quando eu era adolescente, (não que eu já tenha deixado de ser, mas só pra dar uma impressao de que eu sou mais velha! haha)lembro de que minha maior dificuldade era ser estável com Deus. Talvez hoje a instabilidade seja em outras áreas, mas essa nao é a questão, pelo menos ainda não.
A questão é que, durante muitos anos eu me culpei por não conseguir manter um nível de intimidade e vida com Deus da maneira que eu achava que deveria.
Mas que nível é esse, e afinal de contas, esse nível é linear ou progressivo?

Essa clareza de pensamento me veio em um acampamento de adolescentes(quando eu fazia parte dos acampantes! sempre os melhores!). A Pra. vera, ou tia vera para os mais íntimos haha, orou comigo e disse: "Que a vida dela com Deus não seja estável ou instável e sim crescente". Sem discussões em cima disso. A questão é que minha mente se abriu nesse momento para o fato de que a questão não é ser estável ou instável, mas é crescer!

Daí em diante podemos falar sobre crescer estável, ou crescer instável. Ok!

Há alguns dias tenho experimentado da boa mão do Senhor sobre a minha vida e de mais pelo menos 100 adolescentes. É algo extremamente divino, transcedental, inexplicável, e como uma delas mesma diria: "é magico!".
E em uma das conversas que tive com colegas meus ouvi um certo comentário: "curta todos os momentos porque nossa vida é cheia de montanhas e vales."
Tá, eu entendi o que o ser humano quis dizer com esse comentario, mas me questionei: "pera! então é pra eu sempre me preparar para o pior, porque NÓS somos instáveis?"
Sei que nossa vida é cheia de altos e baixos, que nós temos momentos de intensidade com Deus, e momentos de frieza, mas o que eu realmente gostaria de saber é se isso é como deveria ser o normal e já esperado ou se isso é simplismente uma mascara inventada pelos homens pra que a gente nao assuma nossa responsabilidade de cristãos ESTÁVEIS?

"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." Efésios 4.13-14

É evidente nessa passagem que o homem perfeito, e a estatura completa de Cristo NAO envolvem sermos instáveis. Não que seja fácil não ser, mas será que de fato já não nos conformamos com o fato de que hoje um ministério está fervendo e amanhã talvez nao esteja?
Será que isso nao anula a nossa responsabilidade de fazer a manutenção diária do nosso altar intimo, Eu e Deus, Deus e eu?

E pior, será que isso nao tem sido um vírus causador de movimentos 'missionários' passageiros e ventos de doutrinas dentro das igrejas?

Isso me assusta! Não quero ser instável.
Crescer é necessário, e ser estável nesse crescimento é uma luta.
Nosso crescimento deve ser progressivo, e nao linear afinal a biblia nos diz que:
"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé"... (Rm 1.17)
e
..."somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2 Coríntios 3.18)

É progressivo.
É um degrau a mais.

Agora, quanto tempo mais a Igreja vai viver com essa desculpa de que haver instabilidade dentro dela é normal sendo que Jesus espera só sua noiva gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível pra colocar os pés nessa terra pela utilma vez?

É medo de que Ele venha?
bom... esse é um papo pra outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário